
Hoje de manhã eu precisava correr! Meu corpo e mente me imploravam por isso. Após uma semana de rotinas e gorduras, eu precisava mesmo correr. Ao decorrer desta crônica isso será melhor explicado!
Drauzio Varella disse certa vez: O cérebro é uma máquina(ou coisa parecida) que exercitamos com a leitura e oxigenamos com os exercícios físicos. Não está entre aspas porque não foi exatamente assim que ele disse.
Me apoiando nos ombros do gigante Drauzio, eu posso ir, com humildade, até um pouco além. Pelo menos a minha mente, para manter-se sã, necessita de suor, samba e cerveja. Ou algo parecido com isso.
Gostaria de saber os efeitos químicos e físicos de um tambor batendo ritmado em uma tribo primitiva ou em uma rave (mais primitiva ainda). As constatações oculares são nítidas:
Excitação coletiva e alívio dos estresses causados pelas rotinas. Ou o famoso “soltar dos bichos”
O exercício físico também tem ritmo, então pode fazer o mesmo efeito em nosso cérebro. Baseado nisso crio agora algumas teorias:
Teoria 1:
Álcool + música ritmada contínua com alto volume + dança = alta excitação e espantamento de tico-ticos da cabeça.
Teoria 2:
Uma trilha de uma hora e meia, com o suor descendo, só dá vontade de caminhar mais e a mente muda a ponto de nos fazer enxergar coisas que não constam no google earth. Por isso é tão chato quando alguém pede pra dar uma descansadinha. Quando o ritmo se quebra, o encanto também se quebra.
Ao tocar violão em uma fogueira, só me sinto à vontade após uns 40 minutos de cantoria, parece que minha voz e meus punhos saem da prisão. E pelo menos eu, fico achando que toco e canto maravilhosamente.
Voltando ao início... E se eu não corresse hoje? Vou tentar dizer o que aconteceria: Sensação de barriga inchada, remorso pela cervejinha no bar, menos vontade de me comunicar com as pessoas que comigo trabalham e mais bichos presos dentro do meu cérebro. Nem esse artigo eu teria escrito!
Acho que essa corrida salvou meu fim de semana. Salvou minha vida! Não preciso sair à cata de algo pra fazer nesta sexta à noite, pois meu cérebro está parcialmente saciado, oxigenado e exercitado.
Comentários
No fim de março vamos fazer a janela do céu? Com paradinhas só pras fotos? hehehehe