Pular para o conteúdo principal

Vai uma mentirinha aí?

Não acreditem em mais nada do que direi a partir de hoje. Só direi coisas para agradar meus amigos. Não gosto de provocar dor. E a verdade dói. E como dói. Esse é um antigo ditado que a cada dia e a cada relacionamento se torna mais verdadeiro. Mas por que será que hoje em dia as pessoas estão cada vez mais sensíveis à verdade?

Eu com minhas teorias: o relacionamento amigo-amigo está cada vez mais sendo substituído pelo profissional-cliente, desta forma, fala-se sempre o que o cliente quer ouvir: Mentira!!! Antigamente ouvíamos verdades todos os dias, hoje em dia só bem de vez em quando. É como fazer alongamentos. Todo dia não dói...

Hoje em dia uma simples verdade pode destruir uma velha amizade ou um relacionamento e ainda causar um ódio mortal ad eternium... A partir de hoje jamais encerrarei um relacionamento dizendo a verdade. Darei as tradicionais mentiras masculinas, que são perfeitas e te deixam com aquele jeitão de cafajeste simpático.

- Você é a pessoa certa no momento errado!
- Acabei de sair de um relacionamento doloroso. Preciso de paz.
- Você e demais! Eu é que não sirvo pra você!

E tem mais. Quando for interrogado se tenho problemas e traumas, sempre concordarei com todos eles.

- Isso é por causa da sua antiga namorada!
- Caramba! Como foi que você descobriu?

Se outrem estivesse escrito isso e eu fosse o leitor eu diria:

- Tá mal de amigo(mulher), hein parceiro!

O pior é que nem estou. Provavelmente eu também haja desta forma e não saiba. Vou pedir aos meus amigos para dizerem mais verdades para mim, mas continuarei mentindo freneticamente para eles... E ponto final.

Comentários

Keila Costa disse…
Tão difícil estabelecer um estatuto para verdade e mentira...ambas em dados momentos parecem tão convenientes a quem diz e a quem ouve...são marcos de um jeito de viver, de conviver...importam muito mais para nós mesmos que as proferimos teatrais...porque os que ouvem não se enganam...ou melhor, enganam-se por querer e até para sobreviver...nem uma nem outra são garantia de amizade e amor eternos...
Anônimo disse…
Não se atreva a mentir pra mim. Você diz me verdades que eu já sei e eu realmente preciso delas. Apesar de eu achar que às vezes você exagera um pouco, você é o único que diz, e talvez isso faça o meu respeito por você ser grande. Essa é a verdade sobre você que tenho pra mim. E a gente vai levando, de uma forma que ninguém entende ou acredita. Mas e daí? Ninguém quer a verdade mesmo, todo mundo só quer clichê.
Dea disse…
É uma loucuramesmo!! Cada vez que busco ser mais verdaeira na minha vida, mas sinto que estou ficando sózinha.As pessoas com seus egoímos, não estão preparadas para a verdade, e acabamos tendo que fazer teatro para continuar a sobreviver.Depois de alguns anos sofrendo em não conseguir ser real, eu definitivamente decidi falar o que penso.Eu quero a verdade, verdadeira, eu quero uma vida sem meias-verdades, não quero mentir para agradar um amigo, posso sté mentir, mas para proteger.
Andrea
Lilous disse…
"Existe uma necessidade absoluta de se sentir desejado e neste círculo do desejo é muito raro que dois desejos se encontrem e se correspondam, o que é uma das grandes tragédias do ser humano."

Ao meu ver, boa parte dos problemas de relacionamentos de todos os níveis entre duas pessoas, incluindo as mentiras ou simplesmente medo de falar a verdade, resume-se a isso.

(Se não me engano, essa citação é do Almodóvar.)

=)
Andrea Freitas disse…
" Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou .
Querer agradar a todos é um desgaste enorme."
Anônimo disse…
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Perfume, I hope you enjoy. The address is http://perfumes-brasil.blogspot.com. A hug.
Anônimo disse…
Perfeito!! Pior que eh assim mesmo!
Eu sou sempre chamada de cruel ou insensivel.
De uns tempos pra ca antes de responder certo tipo de perguntas eu sempre confiro: Vc que eu diga a verdade ou quer que eu diga o que vc quer ouvir?

Beijos, Ju.
Sandro Delgado disse…
Toda verdade e toda mentira é relativa e temporal, uma coisa pode ser verdade hoje e ser uma grande mentira amanha, e vice versa.
Mas que com a mentira não deve-se ter compromisso, sempre vem a tona a verdade.
(mas da problemas e dor demais)
será que devo mudar de opnião?
Rani disse…
Eu continuo dizendo a verdade...se não gostar...sorry...espero hajam assim cmgo tb. Ja me basta o q tenho q mentir no trampo...hehe
Talita Militão disse…
Isso concorda muito bem com que Morin disse:"Somos bárbaros em nossas relações com os outros, não somente entre religiões e povos diferentes, mas no próprio seio da família, entre parentes,onde a comunicação é falha."

Postagens mais visitadas deste blog

O fantástico mundo de Zezinho.

As coisas não estavam indo nada bem para Zezinho. Fez tudo errado no seu novo empreendimento. Perdeu o pouco que tinha e contraiu dívidas. Perdeu o gosto por esportes. O relacionamento afundou por intolerância das duas partes. Amigos cada vez mais minguados. Família então, nem pensar. Zezinho era o anti-social. Até que um dia Zezinho tomou uma decisão. Ele resolveu se mudar. Ele se mudou para a nova Passárgada . Ele se mudou para o fantástico mundo de Facebook. Agora Zezinho é bonito, rico e cheio de amigos. Ele não tocava nenhum instrumento. Mas no fantástico mundo de Facebook, sim, ele toca. Ele não viajava muito, mas agora ele viaja. Chove mulheres na sua horta. Todas elas lindas e com vidas muito interessantes, como a vida de Zezinho. Essa história que é uma mistura de Manuel Bandeira com matrix já está mais do que manjada. Só que ainda não sabemos o seu final. Meus fiéis 7 leitores, se é que ainda os tenho, poderão me ajudar. Dizem por aí que ninguém substitui quem morre. Mas sob

Joga futebol?

Fui criado em bairro. Bairro futebolístico. Onde se valorizava família, trabalho e futebol. Principalmente futebol. Meu pai era um bom boleiro. Principalmente quando eu estava vendo. Ele queria fazer bonito pro filhão. Zagueirão. Dava umas porradas lá de trás. Jogava bem. Domingo era futebol de manhã e depois cerveja. Para as crianças, salgados de boteco e refrigerantes. E escutar as conversas do pós-futebol. Era bom demais. Estar com o pai nessas horas é bom demais. Sempre que um amigo antigo de meu pai o encontrava a seqüência de perguntas era sempre a mesma: É seu filho? Sim... Joga futebol? É... É goleiro!(meio sem graça) Fui um bom goleiro. Até cansar. A minha relação com o futebol sempre foi de admiração e respeito. Muito longe da paixão. Bem diferente de meu pai. Um jogo de Brasil e Alemanha(feminino) me atrai bem mais do que um Vasco X Ipatinga. Meu sobrinho não leva jeito pro futebol. Ele gosta de dançar. Não vivemos na China, mas gostar de dançar break e imitar Michael Jackso

Vamos voar??

Nessa noite eu sonhei. Costumo sonhar. Adoro sonhar. Ainda mais quando é depois das  quatro da manhã. Pois o sonho se confunde com o sono leve e posso sonhar quase acordado. Nessa última noite fui contemplado por um desses sonhos. Sonhei que estava em uma linda montanha. Aqui no Brasil. Porém não sei onde. Mas era um lugar lindo de morrer(ou viver). Onde pilotos de Asa Delta faziam lindos vôos e provavelmente me levaram pra lá. Aliás, não sei como lá cheguei. O que mais me apaixonou no sonho foi o fato de alguém me dizer que eu deveria voar naquele dia, pois se eu era um piloto, eu saberia o que fazer. Fiquei empolgadíssimo com a ideia, pois o lugar era lindo. Uma pedra enorme à  minha esquerda com um corredor e precipício a direita. A decolagem teria que ser perfeita. Corridinha rápida e jogando pra baixo e pra direita pra cair colado no paredão. Tinha sol. Calor. Eu queria saber com qual asa iria voar. Alguém me disse que seria com a minha velha Air Bourne que estava gua